quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Flamengo e Vasco fazem primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil

Cristóvão Borges e Jorginho se enfrentam nesta quarta - Alexandre Cassiano e Divulgação
Cristóvão Borges e Jorginho se enfrentam nesta quarta – Fotos: Alexandre Cassiano e Divulgação
Para uma equipe irregular como o Flamengo de Cristóvão Borges, ver-se defendendo uma longa invencibilidade é situação raríssima. Para um Vasco que ninguém chegou a decorar com Celso Roth — e que ninguém sabe como jogará sob as mãos de Jorginho — , vencer o jogo desta quarta-feira, às 22h, no Maracanã, o primeiro das oitavas de final da Copa do Brasil, pode ser o melhor cartão de visitas na busca por inspiração e fé para o restante da temporada. Até ontem, 26 mil ingressos haviam sido vendidos para a partida.
Falar de Cristóvão e Jorginho é fundamental. Se for eliminado pelo eterno rival e atual lanterna do Campeonato Brasileiro, o técnico rubro-negro verá aumentar a pressão sobre seu cargo. Pelo lado vascaíno, sair do torneio reduz a margem de erros de um técnico que topou uma missão quase impossível: fazer o Vasco reagir ainda em 2015.
RAÍZES RUBRO-NEGRAS
Aos 51 anos, Jorginho tem a seu lado Zinho como assistente técnico, dois campeões mundiais (em 1994) com raízes rubro-negras. Além da carreira como jogador, o atual treinador do Vasco teve uma curta passagem no comando do rival há dois anos. Antes, Zinho havia sido diretor executivo de futebol na Gávea.
Apresentados ao elenco anteontem, eles treinaram o time apenas duas vezes às vésperas do clássico. O treinador promoverá mudanças. As mais prováveis são a entrada de Anderson Salles na zaga, Julio dos Santos no meio e Thalles no ataque. No gol, Martín Silva retorna.
— É o momento para ajudarmos os mais jovens com vontade, com sangue nos olhos, como o Jorginho disse no treino. No futebol é assim, um dia você está aqui, em outro está lá em cima — afirmou Nenê.
Jorginho tentará repetir o feito de seu antecessor. Em junho, Celso Roth estreou no Vasco vencendo o Flamengo, na Arena Pantanal, por 1 a 0. Em jogos oficiais, os times se enfrentaram quatro vezes em 2015 — houve, ainda, uma vitória rubro-negra em amistoso. Apesar do retrospecto positivo do Vasco, com duas vitórias (uma delas valendo classificação à final do Carioca), um empate e uma derrota, o sucesso no “campeonato à parte”, apregoado por Eurico Miranda, não garantiu o emprego de Roth ou de Doriva.
JORGE CONFIANTE
Mais jovem titular do Flamengo, o lateral-esquerdo Jorge, de 19 anos, deu, ontem, a dimensão da rivalidade:
— Desde a base, já joguei vários clássicos e sei o que é um Flamengo x Vasco. É uma guerra. Vamos entrar com tudo, como se fosse final, e tentar matar (a classificação) no primeiro jogo.
Sem conseguir engrenar no Brasileiro — 13º colocado, com 23 pontos, a dez do G-4 —, o Flamengo tem na Copa do Brasil alternativa para conseguir a planejada classificação à Libertadores e evitar um prejuízo estimado em, pelo menos, R$ 6 milhões no orçamento de 2016, caso não chegue à competição continental. E, para continuar vivo, o rubro-negro conta com retrospecto de respeito: dez anos de invencibilidade no Maracanã, pela Copa do Brasil, com 16 vitórias e três empates desde que perdeu o título de 2004 para o Santo André.
Flamengo x Vasco
Flamengo: César, Pará, Marcelo (César Martins), Wallace (Samir) e Jorge; Canteros, Márcio Araújo, Ederson e Éverton; Emerson e Guerrero.
Vasco: Martín Silva, Madson, Anderson Salles, Rodrigo e Christiano; Serginho, Guiñazú, Julio dos Santos e Nenê; Jorge Henrique e Thalles (Dagoberto).
Juiz: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG).
Local: Maracanã.
Horário: 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário