sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Aneel propõe redução de 18% na bandeira vermelha; conta de luz deve cair 2%

Emaranhado de fios em poste na Praia Vermelha - Márcia Foletto / O Globo
Emaranhado de fios em poste na Praia Vermelha – Márcia Foletto / O Globo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs nesta quinta-feira reduzir cerca de 18% o valor da bandeira vermelha, passando de R$ 5,50 por cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumido para R$ 4,50 por kWh. Na média, a redução na conta de luz deverá ficar em torno de 2%. 

O novo valor ficará em audiência pública durante 10 dias, a partir de amanhã até dia 24 de agosto. Uma nova reunião extraordinária da agência para aprovar a medida será realizada no dia 28 para que a nova bandeira comece a vigorar em 1º de setembro até o final do ano. 

Segundo o Jornal O Globo, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que a ideia é fazer o orçamento das bandeiras tarifárias para o ano todo e somente se tiver um evento excepcional revisar o valor da bandeira. 

Mas este ano, explicou, por causa de uma série de fatores foi necessário rever os valores, entre eles o comportamento da demanda, o nível do armazenamento de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas, e um conjunto de usinas que começaram a operar. 

— A decisão de dar uma resposta ao consumidor é mais do que justa. Se ele reagiu e fez esta redução no consumo e permitiu desligar as térmicas é mais do que justo reduzir a bandeira vermelha — disse Rufino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário