segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Crise hídrica é pauta de encontro entre empresários e secretário na Fiern

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, também participou da reunião (Foto:Divulgação)

Reuso, dessalinização, infraestrutura e gestão dos recursos hídricos foram os pontos abordados pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton França, durante encontro com o presidente da Fiern, Amaro Sales, empresários e diretores da instituição na tarde desta sexta-feira (28), na Casa da Indústria. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, também participou da reunião.
“Nosso problema não é a falta de água. Nós sabemos que não chove muito. Nós estamos enfrentando uma crise de gestão dos recursos hídricos”, destacou o secretário durante a sua fala. Para Mairton França, os caminhos para solucionar a crise da água já são conhecidos, mas precisam ser implantados.
“Nós não temos estudos sobre os aquíferos do Rio Grande do Norte. Assim não temos como planejar e estamos buscando viabilizar isso. Também estamos trabalhando em um projeto piloto para dessalinização de água em Macau”, detalhou Mairton França, citando ainda propostas de integração de bacias, adutora do Seridó e o canal Assú-Maxaranguape.
O presidente da FIERN, Amaro Sales, enfatizou a demora no desenvolvimento dos projetos na área hídrica. “Este não é um problema de hoje. Ás vezes não há esse cuidado com o planejamento das ações em longo prazo”, disse.
O diretor da FIERN e da empresa Coteminas, João Lima, falou sobre o desperdício de água na geração de energia. “É um absurdo a geração de energia na Termoaçu. Estamos gastando água visando apenas o meio econômico. Além disso, temos que focar no reuso da água. Os estados vizinho já estão bem adiantados ”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário