segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Tropas dos EUA estão em alerta máximo para provocações da Coreia do Norte


Soldados sul-coreanos patrulham ao longo da fronteira com a Coreia do Norte, em Paju - Ahn Young-joon / AP  

As forças dos EUA na Coréia do Sul foram postas em seu nível mais alto de alerta nesta segunda-feira, em caso de qualquer provocação da Coreia do Norte, na sequência do teste nuclear realizado por Pyongyang na semana passada.

Segundo O GLOBO, o comandante Curtis Scaparrotti das forças combinadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul emitiu a ordem durante uma visita à Base Aérea de Osan, operada em conjunto pelos americanos e sul-coreanos.

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, se reuniu com cientistas e técnicos que participaram do teste nuclear, em um encontro no qual defendeu a importância do fato como elemento de dissuasão.

Uma nota da agência estatal de notícias KCNA assegurou que o líder defendeu a necessidade de que seu país conte com um elemento de dissuasão nuclear confiável.
Kim Jong-un disse que está convencido de que técnicos e cientistas norte-coreanos vão continuar colhendo avanços contínuos após o ímpeto que lhe fez testar com sucesso a bomba H.

Os Estados Unidos acionaram um bombardeiro B-52 em um voo de baixa altitude no domingo sobre a Coreia do Sul, seu aliado, em uma demonstração de força após o teste nuclear da Coreia do Norte na semana passada.


O B-52, baseado em Guam e capaz de carregar armas nucleares, foi acompanhado por dois jatos de combate, um F-16 norte-americano e um F-15 sul-coreano, em voo baixo sobre a base aérea de Osan, antes de voltar ao Guam, disse o Exército dos EUA em comunicado.


"O voo veio em resposta às recentes ações provocativas da Coreia do Norte", disse o Exército dos EUA.
Osan fica ao sul de Seul e a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário