segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Guitarrista Glenn Frey, dos Eagles, morre aos 67 anos

Glenn Frey durante um show em 2007 - Gus Ruelas / AP

Fundador dos Eagles, o guitarrista Glenn Frey morreu nesta segunda-feira em Nova York aos 67 anos. Segundo o site “TMZ”, o músico foi vítima de uma série de complicações envolvendo artrite reumatoide, pneumonia e colite ulcerosa.
Frey batalhava contra problemas intestinais há meses, e passou por uma cirurgia em novembro. Nos últimos dias, sua condição de saúde havia piorado sensívelmente.

Frey, que faz parte do Hall da Fama do Rock and Roll, é coautor da maioria dos sucessos da banda americana, como "Hotel California", "Take it easy", "Tequila sunrise", "Lyin' eyes" e "Heartache Tonight". Junto à banda, ele ganhou seis prêmios Grammy.

O álbum “Hotel California”, com o hit de mesmo nome, lançado em 1976, figura entre os 10 discos pop mais vendidos do século 20.

O Eagles foi dos grupos mais conhecidos da década de 70, com pelo menos cinco singles no topo das paradas. A banda entrou na lista de “100 maiores artistas de todos os tempos” publicada pela revista “Rolling Stone” em 2004.

Glenn Frey também teve uma carreira solo de sucesso entre os anos 80 e 90, quando o Eagles estava separado. Em 1984 ele lançou a música "The heat is on", marcante na trilha do filme "Um tira da pesada", do mesmo ano.

Em 2012, Frey lançou seu último álbum, “After hours”. Os problemas de saúde enfrentados por ele haviam forçado que a banda cancelasse uma aparição no Kennedy Center, em Washington, marcada para dezembro.

No site oficial da banda, os integrantes do Eagle comunicaram a morte do amigo. "É com o coração partido que anunciamos a morte de nosso camarada, fundador do Eagles, Glenn Frey, em Nova York, na segunda, 18 de janeiro de 2016. Glenn enfrentou uma batalha corajosa nas últimas semanas, mas infelizmente sucumbiu às complicações de uma artrite reumatoide, pneumonia e colite ulcerosa. Palavras não conseguirão descrever como lamentamos, nem nosso amor e respeito por tudo que ele nos deu", diz a nota, encerrada com a letra da música "It´s your world now", do álbum "Long Road Out of Eden".

Em outra nota, "a família Frey gostaria de agradecer a todo mundo que se juntou a Glenn nesta luta, rezou e desejou sua recuperação. Palavras não podem descrever nosso pesar, nem nosso amor e respeito por tudo que ele deu para nós, sua família, a comunidade musical e milhões de fãs pelo mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário