segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Economia tem que crescer o mais rápido possível, analisa Nelson Barbosa

Nelson Barbosa afirmou que preços mais livres são o "melhor para o funcionamento da economia"
Nelson Barbosa afirmou que preços mais livres são o “melhor para o funcionamento da economia”
A crise na economia do Brasil foi um dos assuntos mais comentados em 2015 e, ao que tudo indica, vai continuar a ser assim neste novo ano. Por isso, o nome de Nelson Barbosa, ministro da Fazenda, vai ser um dos mais escutados em 2016. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele afirmou que preços mais livres são o “melhor para o funcionamento da economia”. Além disso, ressaltou que equilíbrio fiscal, controle da inflação e estabilização do nível da atividade econômica “têm de ser feitos ao mesmo tempo”.
Um dos assuntos abordados foi a inflação alta, que em 2015 chegou aos 10,67%. Perguntado sobre onde o governo errou, Barbosa disse que “O governo absorveu parte dos aumentos de custos de energia enquanto foi possível. À medida que o custo se tornou excessivo, foi necessário liberar os preços. Acho que é melhor para o funcionamento da economia. Com os preços mais livres, deixando o mercado funcionar, ele vai produzir mais barato o que hoje está caro”.
Para o ministro, o Brasil voltará a registrar crescimento econômico em 2017. No entanto, neste ano a meta é “Voltar a crescer o mais rápido possível, mas com medidas responsáveis. Temos de trabalhar com esses três objetivos: equilíbrio fiscal, controle da inflação e estabilização e recuperação do nível da atividade econômica. As três coisas têm de ser feitas ao mesmo tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário