domingo, 6 de setembro de 2015

Ana Aline alerta sobre prazo de pré-inscrições para os agricultores terem direito ao Garantia Safra em Caicó

11063357_677871979007196_1122649849_n
A presidente do Sindicato dos agricultores rurais de Caicó, Ana Aline adianta para os agricultores que termina no dia 30 deste mês as pré-inscrições para o  o Garantia Safra que serve como um seguro para os agricultores com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra seja por seca ou chuva acima do limite.
Para receber o benefício, o agricultor deve procurar a unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou Sindicato Rural mais próxima de sua residência e se inscrever no Programa. 
Após a inscrição, o agricultor deve realizar o pagamento de boleto emitido pela Prefeitura do seu Município. Em caso de perda da safra, a prefeitura solicita vistoria ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Constatada a perda igual ou superior a 50% da safra no município, inicia-se o pagamento por meio de cartão de pagamento da Caixa.
Aline explicou que é importante ficar atento aos critérios de renda e DAP – Declaração de Aptidão da Agricultura Familiar,  utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas.
“O agricultor precisa ficar ciente que a DAP tem que estar em dia, já que ela após paga tem prazo de validade de três anos. Caso ela não esteja em dia, nós encaminhamos ele para Emater para que faça sua atualização. Portanto, é de suma importância que os agricultores não deixem para última hora para realizar a pré-inscrição, já que é preciso o boleto chegar, pagar e assim poder se inscrever no programa, ” disse Ana Aline em entrevista ao repórter Paulo Júnior.
Da redação: Jornalista Wllana Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário