quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Ministro da Saúde diz que governo vai distribuir repelente a grávidas

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta quarta-feira, em São Paulo, que o governo federal vai distribuir repelente para mulheres grávidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para ajudar a prevenir picadas do mosquito Aedes aegypti. O inseto é transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika, este último associado a casos de microcefalia no Nordeste do país.

-Estamos em contato com o laboratório do Exército, que já fabrica normalmente esses repelentes para suas tropas - afirmou, durante evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Segundo o ministro, o Nordeste será a área prioritária para as ações oficiais contra o mosquito. Ainda não há um calendário definido para a distribuição de repelentes, mas Marcelo Castro diz que pretende que “seja o mais rápido possível”.

O Brasil registrou 1.761 casos suspeitos de microcefalia em 2015, distribuídos por 422 cidades de 14 unidades da federação. O número, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, representa um aumento de 40% em relação ao total de notificações comunicado no último dia 30 de novembro, quando havia 1248 registros.

A repórter Jaqueline Falcão informou que há ainda 19 mortes de bebês com a malformação sob investigação que podem estar relacionadas ao vírus zika. Um bebê com microcefalia nasce com o perímetro do crânio menor ou igual a 32cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário