sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

COP21: Secretário-geral confiante no progresso das negociações

Para Ban Ki-moon, texto apresentado até agora tem "boa base" para mais negociações; Laurent Fabius acredita que negociadores vão aprovar texto final neste sábado, em Paris.
Laurent Fabius e Ban Ki-moon nesta sexta-feira, na COP21. Foto: ONU/Florencia Soto-Nino
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Para o secretário-geral da ONU, as negociações sobre o clima em Paris são talvez "as mais significativas e complexas" já feitas. Nesta sexta-feira, Ban Ki-moon declarou que está confiante com o progresso das conversas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP21.
Ban explicou que ainda há vários impasses a serem resolvidos, como nível de ambição em relação ao limite de aumento da temperatura, financiamento e diferenciação, ou seja, a responsabilidade dos países em cortar as emissões de carbono.
Lacunas
O secretário-geral afirmou que o texto apresentado até agora traz uma boa base para futuras negociações. Muitas lacunas já foram preenchidas, mas outras ainda precisam ser definidas.
O chefe da ONU elogiou o "forte comprimisso e engajamento de ministros e negociadores", no que ele classificou como um processo difícil.
Limites
Os representantes de governos estão há quase duas semanas trabalhando em um novo acordo universal sobre mudança climática para limitar o aumento da temperatura global em menos de 2° Celsius.
A COP21 estava prevista para terminar esta sexta-feira, mas o presidente da conferência, o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, confirmou que as negociações continuam.
Segundo Fabius, o acordo deve ser adotado no sábado e ele está bastante otimista. O presidente da COP21 disse que os "preparos para um texto ambicioso têm sido bons" e ele acredita que os negociadores vão aprovar o acordo no fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário