segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Projeto Parcerias Sinfônicas do Sesc RN apresenta Café Quarteto em Caicó

CAFÉ QUARTETO PARCERIAS SINFÔNICAS 222A sonoridade clássica dos instrumentos de cordas (violinos, viola e cello) do grupo Café Quarteto será apresentada na segunda-feira (09), a partir das 19h30, no Salão Nobre da Casa da Cidadania (Antiga Prefeitura Municipal).
A apresentação acontece dentro do projeto Parcerias Sinfônicas do Sistema Fecomércio, realizado pelo Sesc, em prol do incentivo ao talento artístico aliando apresentações de grupos de excelência com ações formativas.
Café Quarteto (Quarteto de Cordas)
Quarteto de cordas tradicional (violinos, viola e cello) composto por jovens estudantes da Escola de Música da UFRN, o Café Quarteto foi criado em 2013 com o objetivo de aprimorar a técnica camerística e performática de seus integrantes, sem vínculo a nenhuma matéria da grade curricular acadêmica.
Tem em sua formação os músicos Anderson Carvalho, Malu Sabar (violinos), Geraldo Júnior (viola) e Marcela Gerizani (violoncelo), todos com experiências e vivências tanto com a música de câmara quanto sinfônica, inclusive com atuação destacada ao longo dos anos através do Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc e a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN).
Recentemente o grupo realizou o concerto recital intitulado “Brasilidades”, contemplando obras de Danilo Guanais, Villa-Lobos e Nepomuceno. Nesta esteira foi agraciado com a oportunidade de estrear peças do compositor Norte-rio-grandense Danilo Guanais, em edição do projeto “Concertos Sesc Partituras”, além de realizar temporada executando ao vivo a trilha sonora composta por esse compositor para o espetáculo “A Barca de Caronte”, do escritor, dramaturgo e diretor potiguar, Junior Dalberto, sob direção de Diana Fontes. 
 Desde sua criação o grupo atuou apenas na Grande Natal, porém, através do Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc, o Café Quarteto estenderá suas ações formativas e iniciativas camerísticas para outras plateias em nosso estado, atingindo as cidades de Caicó e Mossoró – cidades polos carentes de presença e circulação de quartetos de cordas.
Na cidade de Caicó, por exemplo, em 2015 será a única presença durante todo o ano, de um grupo de instrumentos de cordas clássico em apresentação. E o Café Quarteto irá proporcionar muito mais que uma simples apresentação, terá seu foco em preleções que abordará as características da prática de conjunto e a natureza de cada instrumento do grupo, demonstrando função e atuação diante o leque criativo de cada peça do programa. 
Parcerias Sinfônicas
O projeto Parcerias Sinfônicas Sesc é mais uma ação institucional através da educação musical voltada à valorização cultural no estado. Desde 2011 realiza concertos com diversas formações musicais e firmou parcerias de cooperação educativo-cultural com importantes entidades, como a Escola de Música da UFRN (2011 a 2014) e o Núcleo de Amparo ao Menor (NAM), além de propor parcerias com grandes nomes da música potiguar contemporânea, de arranjadores, compositores a interpretes e musicistas.
Atualmente alia concertos com grupos de música de câmera de excelência, nacionais e locais, com ações didáticas e realizações demasterclasses,proporcionando uma interação sócio-educativo com cada grupo convidado, focando no desenvolvimento destes para a consolidação de uma Filarmônica Sesc RN.
No início de outubro, compondo a Aldeia Sesc Seridó 2015, o projeto realizou o 3º Encontro Sesc de Bandas e Filarmônicas do Seridó, recebendo na cidade de Caicó/RN cinco (05) filarmônicas da região, que desfilaram, executaram músicas de seus repertórios e ao final, agrupando-as em uma única formação de mais de 200 músicos, executaram clássicos como a valsa ”Royal Cinema” de Tonheca Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário