terça-feira, 24 de agosto de 2021

Seis cidades do RN estão com abastecimento de água suspenso


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que seis cidades do Mato Grande estão com o abastecimento de água suspenso. 

Os municípios são Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande, Parazinho, comunidades rurais destes municípios, e comunidades rurais de São Miguel do Gostoso e Touros.

De acordo com a companhia, uma equipe fará conserto da adutora do Boqueirão, no trecho próximo à comunidade Baixinha dos Franças.

A previsão é concluir o serviço e religar o sistema no final da tarde desta quarta-feira (25). Serão necessárias 48 horas para normalização do abastecimento nas áreas afetadas pela paralisação.

Abastecimento em São Rafael 

A Cidade de São Rafael também está com o abastecimento suspenso. A Caern informou que vai deslocar a captação para uma área mais profunda, dentro da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A previsão é concluir o serviço no final da tarde desta quarta-feira (25) e religar o sistema. Após religar são necessárias 48 horas para a normalização do abastecimento.

A companhia destacou que capta água para São Rafael em uma área dentro da barragem conhecida como Prainha. A redução do volume no local onde fica o flutuante com as bombas que retiram água do manancial determinou a necessidade de levar os equipamentos para uma área mais profunda.

Segundo a Caern, é a primeira vez este ano que é necessário fazer esse serviço, o que reforça os apelos já feitos pela Caern para que a população faça uso racional da água. No segundo semestre, existe uma tendência de redução no volume de água com o aumento do calor e a ausência de chuvas no interior.

Com variante Delta identificada no RN, Sesap reforça necessidade de vacinação


Após o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 
confirmar a identificação da variante Delta do novo coronavírus no estado potiguar, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforçou a necessidade da população manter os cuidados sanitários e buscar a vacinação contra a covid-19. "Tanto a primeira como a segunda dose. Os estudos mostram a eficácia das vacinas disponíveis no enfrentamento da variante Delta", disse a secretaria, por meio de nota.

A Sesap ainda esclareceu que está acompanhando os dois casos de contaminação pela variante. "As duas amostras são de mulheres, moradoras da Região Metropolitana de Natal. O material foi coletado no dia 8 de agosto. A Sesap foi notificada pelo IMT de forma concomitante com a divulgação do fato à sociedade potiguar, tendo iniciado os procedimentos técnicos tão logo recebeu mais informações, porém ainda aguarda os laudos oficiais a respeito do material investigado pelo Instituto", informou.

Segundo o IMT,  a identificação da variante foi realizada por meio do sequenciamento das amostras coletadas. O resultado do foi finalizado nessa segunda-feira (23), quando foi possível confirmar a presença dessa variante no estado potiguar. A variante delta do novo coronavírus atualmente é a prevalente nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, já foi encontrada em outros estados, entre eles Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. O IMT-UFRN sequenciou e está analisando 64 genomas do SARS-CoV-2 provenientes de amostras do RN.

Nesta terça-feira (24), a diretora do IMT, Selma Jerônimo, afirmou que a identificação de variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus, motivo pelo qual as pessoas devem manter os cuidados na prevenção e tomar a vacina contra a covid-19. “A diminuição da presença do vírus entre as pessoas é via de controlar o surgimento de novas variantes”, afirma. 



Apesar de denúncias de fraudes, MPRN recomenda que cronograma do concurso da Polícia Civil seja mantido

 


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Comissão Especial do Concurso Público da Polícia Civil mantenha o cronograma de divulgação do resultado da primeira fase e a realização das demais fases do certame. O concurso é alvo de um inquérito policial instaurado pela Polícia Civil após denúncias de possíveis fraudes.

O MPRN também abriu investigação em relação a essas denúncias de possíveis fraudes. A recomendação é pela continuidade do cronograma previsto inicialmente até que essas investigações sejam concluídas.

A recomendação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Nela, o MPRN notifica o presidente da Comissão Especial do Concurso Público a informar, no prazo de 10 dias, as providências eventualmente adotadas a partir do que foi recomendado.

O MPRN e a Polícia Civil investigam falhas de segurança, devassamento de envelope de provas e atuação de associação criminosa tendente a fraudar o certame mediante a utilização de ponto eletrônico.

Ao recomendar a continuidade do cronograma, o MPRN leva em consideração que os elementos colhidos nessas duas investigações ainda não são conclusivos quanto à extensão das irregularidades e fraudes e quanto à possibilidade de identificação e exclusão dos candidatos indevidamente beneficiados, mediante a aplicação de outros mecanismos, inclusive inteligência artificial.

Na recomendação, o MPRN reforça que seja mantido o cronograma de divulgação do resultado da primeira fase e realização das demais fases do certame, ressalvado o cumprimento de decisão judicial em sentido diverso.

Feriadão da Independência: Governo do RN decreta ponto facultativo no dia 6 de setembro

 


O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo no dia 6 de setembro, uma segunda-feira que antecede o feriado do dia 7 de setembro. Com isso, os servidores estaduais terão direito a um "Feriadão da Independência".

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (24), o ponto facultativo é válido para os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual.

Ainda segundo o Governo do RN, a decisão "não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos", como a Saúde e a Segurança Pública.

Anvisa diz que reação indesejada a vacinas precisa ser comunicada



Quando uma pessoa toma um medicamento, como uma vacina, e tem uma reação indesejada, essa consequência é chamada na medicina e pelas autoridades sanitárias de “eventos adversos”. Nesses casos, a orientação é comunicar o episódio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A notificação precisa ser feita mesmo se não houver suspeita de que o desconforto foi provocado pelo medicamento. De acordo com a Anvisa, a subnotificação pode retardar a identificação de sinais de risco e subestimar a dimensão de um problema.

Segundo a gerente de Farmacovigilância, Helaine Capucho, o monitoramento feito pela Anvisa é importante para avaliar se a reação a um produto está aumentando e se há problemas associados a ele. A subnotificação pode retardar a identificação de sinais de risco e subestimar a dimensão de um problema. 

“A notificação é importante para que possamos conhecer o perfil de benefício e risco dos produtos, porque todo produto tem um risco na utilização. Então, precisamos [da notificação] quando o produto está no mercado e os benefícios continua superando os riscos”, explica Helaine.

A comunicação pode ser feita por meio do site da Anvisa, pelo sistema Vigimed e Notivisa. Ali, há possibilidade de relatar problemas em diversos produtos, entre eles medicamentos e vacinas.

As notificações podem ser feitas por médicos e outros profissionais de saúde, além de farmacêuticos e usuários dos medicamentos.

A Anvisa disponibiliza também um número de telefone caso haja dificuldade para enviar a notificação pelo site: 0800 642 9782.

Queixas técnicas
Nessa página, foi criado também um canal para apresentação de queixas técnicas sobre vacinas contra a covid-19. O termo é usado para designar suspeita de alteração ou irregularidade do produto nos aspectos técnicos e legais, que podem, ou não, causar danos à saúde.

São exemplos a alteração de cor ou de aspecto, um corpo estranho dentro do frasco da vacina, a suspeita de contaminação por micróbios, problemas de vedação do frasco ou de quebra da ampola ou falsificações.

Diferentemente do evento adverso, a queixa técnica é direcionada ao produto, e não a um efeito indesejado que tenha ocorrido com o paciente, além de servir como uma forma de fiscalização da qualidade das vacinas. 

Hospital Regional do Seridó anuncia alta hospitalar para mais 02 pacientes confirmados Covid-19 nesta terça



O Hospital Regional do Seridó anunciou que mais 02 pacientes confirmados COVID-19 tiveram alta hospitalar nesta terça-feira (24) do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes.

Município de residência dos pacientes:

📍Florânia - 01

📍São João do Sabugi - 01

O paciente ficará em isolamento domiciliar monitorado pela secretaria de saúde do seu município.

#altahospitalar #vencendoacovid

▪️

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

6º BPM de Caicó comemora 27 anos de atividades nesta quarta-feira

 


O Tenente-Coronel Walmary Costa emitiu convite à imprensa para as comemorações do aniversário de 27 anos do 6º BPM, em Caicó.

Recorde: Mais de 800 migrantes são interceptados no Canal da Mancha em 24h

 

Mais de 800 pessoas migrantes cruzaram o Canal da Mancha no estreito entre a costa francesa e o Reino Unido. Segundo as autoridades locais, esse é o maior número já registrado em um só dia e eles atribuem o fato às redes de tráfico humano.

As 828 pessoas faziam a travessia em 30 pequenos barcos quando as autoridades da Brã-Bretanha os interceptaram. Os serviços franceses retiveram mais 193 migrantes que viajavam em dez barcos, também rumo ao Reino Unido.

Ainda segundo as autoridades do Reino Unido, até o momento, foram contabilizados 12.500 mil migrantes que fizeram a travessia, em 2021.

Várias medidas são discutidas para desencorajar a chegada de mais migrantes. O Projeto de Lei de Nacionalidade e Fronteiras, caso seja aprovado, penaliza quem entrar no Reino Unido clandestinamente. Esses migrantes podem enfrentar pena de até quatro anos de prisão.

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em maio

 


Trabalhadores informais nascidos em maio recebem hoje (24) a quinta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, recebem a quinta parcela do auxílio emergencial os participantes no Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas há duas semanas.

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros são beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da quinta parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 18 e segue até o dia 31. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

O programa se encerraria em julho, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para as parcelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário